sábado, 1 de junho de 2013

Dom Quixote - Miguel de Cervantes


  • CERVANTES ,Miguel de. Dom Quixote. Editora: Coleção É só o começo. Pág,96.


Resenha

                           Fantasias
                                          João Vítor

    Um heroi sonhador que de tanto sonhar mergulhou nas próprias fantasias.
    Miguel de Cervantes nas sua mais famosa e conhecida obra  , nos traz a história de Dom Alonso Quixano. Um senhor que passava horas e horas do dia devorando obras de cavaleiros.Morava com a sobrinha e a governanta numa pequena aldeia da Espanha , mal tinha tempo para prestar atenção nelas por causa de seus livros.Assim de tanto ler sobre cavaleiros ele enlouqueceu , se vestia com uma armadura velha , que tinha guardado e se armava com uma antiga espada e montado no seu pangaré.Cheio de coragem , o novo cavaleiro foge de casa em busca de aventuras. 


" Sonhar o sonho impossível , 
Sofrer a angústia implacável , 
Pisar onde os bravos não ousam ,

Reparar o mal irreparável,
Amar um amor casto à distância,
Enfrentar o inimigo invencível,
Tentar quando as forças se esvaem,
Alcançar a estrela inatingível:
  Essa é a minha busca..."


Resumo 

    De tanto ler histórias de cavalaria , um ingênuo fidalgo espanhol passa a acreditar fielmente nos feitos heroicos dos cavaleiros medievais decide se tornar um cavaleiro atrás de aventura.Então ele pega sua armadura velha e enferrujada sua espada e se torna Dom Quixote de La Mancha . 
    Mas como todo cavaleiro ele precisava de uma dama a quem honrar.Após um dia inteiro de caminhada sob o sol se depara com uma estalagem , que em sua mente perturbada se converte em um castelo , onde pede para ser ordenado cavaleiro pelo estalageiro que quase não consegue conter os risos.Um conhecido da aldeia encontra o cavaleiro entre gemidos e lamentos e o conduz novamente a sua casa.
    A ama e a sobrinha queimam seus livros e lacram a porta da biblioteca. Ao atear fogo no rabo do cavalo recheadas de fogos de artifícios o cavaleiro e o escudeiro são lançados à distância. Seguindo viajem com mais alguns arranhões , Dom Quixote e Sancho Pança ouvem um grito assutado , é o cavaleiro da lua cheia que o desafia : quem perder o combate terá que pôr fim a sua vida de cavaleiro andante.Sanção vence o Fidalgo volta ao lar.No final da história , recuperando a razão Dom Quixote renuncia aos romances de cavalaria e morre como um piedoso cristão.


O Porquê da escolha :
  As pessoas que leram esse livro me falaram que é muito bom . E eu recomendo a leitura a todos.             ( João Vítor n°21)

Nenhum comentário:

Postar um comentário