domingo, 14 de abril de 2013

A menina que roubava livros -Markus Zuzak


  • Zuzak,Markus.A menina que roubava livros;Tradução de Vera Ribeiro;Rio de Janeiro:Intrínseca,2007.

Resenha

                   A morte fala mais alto

                                            Cynara Araújo                                    



     No livro , Markus Zuzak busca descrever a história de Liesel Meminger , uma jovem que viveu no auge do governo de Hitler.A história só melhora quando percebemos que quem a conta é a morte , fascinada pela história de vida da menina.
     Tudo começa por volta de 1939, quando o nazismo se tornava foco na Alemanha.Foi aqui que começou a história narrada pela morte, de Liesel Meminger.
     A morte começa relatando uma viagem de trem com Liesel , sua mãe e seu irmão morto ao lado.No meio do caminho ele é enterrado e é no cemitério que ela encontra seu primeiro livro "Manual do Coveiro".Logo após , ela é deixada pela mãe com um casal,que mora em uma casa simples onde será o cenário para vários acontecimentos de sua vida.
    Ler foi a forma que ela encontrou nos tempos difíceis , de poder se expressar.E sempre ao seu lado estava a morte , acompanhando cada um de seus passos.
    O livro com toda certeza serve também como um objeto de estudo , pois apesar do romance e aventura,traz a tona situações históricas , que serve como base a pessoas interessadas em saber mais , sobre tudo o que se passou naquela época em meio ao nazismo.Afinal quando a morte conta uma história você deve parar para ler.

"..O ser humano não têm um coração como o meu.O coração humano é uma linha ao passo do meu círculo, e tenho a capacidade interminável de estar no lugar certo na hora certa.A consequência disso é que sempre estou achando seres humanos no que eles têm de melhor e de pior.Vejo sua feiura e sua beleza, e me pergunto como uma mesma coisa pode ser as duas.Mas eles têm uma coisa que invejo .Que mais humano que seja,têm o bom senso de morrer.."

                                           Resumo

      Liesel Meminger ,passou por 3 situações de risco em sua vida, mas conseguiu sair sã e salva delas.Então a morte fascinada pela sua vida,resolve contar sua história.
      Depois de presenciar a morte de seu irmão no trem , Liesel se dirige ao cemitério , e enquanto seu irmão é enterrado encontra seu primeiro livro "Manual Do Coveiro".Logo após tudo isto , é deixada pela mãe em uma área pobre de Molching em Munique , com Hans e Rosa Hubermam , ele pintor e ela uma dona de casa mal humorada.Levando consigo o livro do coveiro, este que foi o primeiro dos que ela roubaria ao longo dos anos.                                 
      Demorou um certo tempo para que ela se acostumasse com os novos pais, com Hans Hubermam ela logo se identificou , pois ele lhe consolava em noites de angústia, pois logo começara a ensiná-la a ler.Então o gosto por roubar livros deu a menina uma nova distração ,e tudo o que ela lia seria mais tarde usado para contar sua própria história.Rudy foi um de seus vizinhos, um comparsa apaixonado que sempre a ajudava nessas ocasiões , e que depois de morto ganhou o tão esperado beijo de Liesel.
      Nesse meio tempo ela conheceu Max Vandenburg um judeu, amigo de Hans ,que se escondia no porão de sua casa, e que tinha uma história tão turbulenta quanto à sua.Max foi capturado,pelos nazistas , mas antes disto entregou a Liesel uma história feita pelo mesmo para ela.A morte nesses tempos já rondava perto de Liesel , mas só depois de muito tempo à levou.
              Ter sua história contada pela Morte, não deve ser por poucas razões.


Porque da escolha :
            Busquei encontrar um livro que me levasse a parar e refletir um pouco sobre a vida , e que me mostrasse que os obstáculos que encontramos no caminho não são nada perto dos que algumas pessoas tendem a enfrentar.E o livro foi aquilo que eu precisava, pois em cada linha , uma nova lição .





Nenhum comentário:

Postar um comentário