domingo, 14 de abril de 2013

Meus Poemas Preferidos -Manuel Bandeira


  • Bandeira,Manuel;Meus Poemas Preferidos;207págs;2002.



Resenha

                    Evocação de Recife

                                                          Juliana Inês
               
    Manuel Bandeira possui um estilo simples e direto.
    Bandeira foi o maior lírico poeta,abordando temas cotidianos e universais.O livro em questão têm uma linguagem simples, não há preocupação com rimas ou métrica, sua maior expressão está na força da palavra , é de uma linguagem cotidiana mais empregada com muito brilhantismo, poemas escritos com emoção.Recomendo a leitura.

"...Recife
    Rua da União...
    A casa do meu avô
    Nunca pensei que ela acabasse!
    Tudo lá parecia impregnado de eternidade.
    Recife
    Meu avô morto.
    Recife morto,Recife bom,Recife brasileiro,
    como a casa de meu avô..."


Resumo
   
   O autor revive cenas de sua infância em Recife, como se fosse um menino outra vez.
   Com as mesmas brincadeiras de infância , com as pessoas que vivia na época: amigos,vizinhos,parentes.Cita até os nomes das ruas : Rua Do Sol, Rua da União...
   A morte tema fundamental, surge nas últimas estrofes reforçando que a cidade de Recife de seu passado fora-se, Como seu avô , ficando a ele apenas memórias.


Porque da escolha:
  Escolhi a leitura do livro porquê sempre gostei de poemas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário